O Norte Shopping, no Cachambi, Zona Norte do Rio, recebeu pessoas em situação de rua na noite desta terça-feira (3). O centro comercial transformou uma área desativada em abrigo para pessoas sem teto para garantir a elas proteção contra o frio.
A madrugada do último dia 1º de julho foi a mais gelada em dez anos. Na capital, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 8,7°C na Estação da Vila Militar — há cinco anos, os termômetros também registraram 8,7 graus; temperatura mais baixa do que isso, só em 2011.
Na área, onde antes funcionava um call center (central de ligações), as pessoas recebem colchonetes, travesseiros e um kit de higiene. A iniciativa tem validade de 15 dias, mas poderá se estender por conta das temperaturas baixas.
O local tem capacidade para receber até 30 pessoas – na primeira noite, oito dormiram no local. Desses, três não são da cidade do Rio.
A Secretaria de Ação Social lembra que, para ser encaminhado ao Norte Shopping, antes é necessário passar por algum Crea.
A secretária informou que os Creas estão abertos à noite para também receberem as pessoas que estão em situação de rua.
“Eu morava na rua. Aí, um dia, uma van da Assistência Social passou por onde eu estava. Eles perguntaram se eu queria ir para o abrigo. Eu aceitei”, disse o desempregado Anderson da Silva Rosa.
“Eu me vi obrigado a dormir na rua. Estou desempregado desde o início da pandemia e optei por dormir na rua. Arrumei um canto e fui vivendo. A coisa ficou mais complicada por causa do frio, que é muito intenso. Então, para mim, isso foi uma chama de esperança”, descreveu outro desempregado, Rogério Alexandre Valite.
Campanha do agasalho
Pessoas que querem doar agasalhos podem depositá-los em uma caixa localizada atualmente no Norte Shopping.
“Já fizemos essa iniciativa nas estações do BRT e arrecadamos mais de uma tonelada de agasalhos para a população em situação de rua”, finalizou a secretária.
Fonte: G1