Prefeitura do Rio lança projeto Núcleos Cariocas em regiões vulneráveis da cidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Objetivo é Levar inserção social para crianças de comunidades com atividades como balé e capoeira

Rio – A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (23), o projeto Núcleos Cariocas, que tem o objetivo de levar atividades de cultura, esporte e lazer para regiões de vulnerabilidade social. Ao todo, são 75 núcleos em toda a cidade, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O projeto começou no dia 1º de fevereiro e pretende atender cada comunidade de acordo com suas necessidades específicas, segundo a SMAS, tendo a inserção cultural como alvo principal. “Ter as crianças ocupadas com atividades físicas, lúdicas, de lazer ou cultura é muito importante. Queremos transformar a vida dessas crianças na cidade inteira”, afirmou a secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, durante evento no Núcleo Raízes da Tijuca, na quadra do Morro do Salgueiro.

Cada núcleo oferece três modalidades de oficina, sendo uma de cultura e duas esportivas. A partir de metodologias e estratégias de execução específica, os professores levam em consideração cada território. Entre as modalidades estão oficinas socioeducativas, artesanato, capoeira, percussão, cultura corporal do movimento, dança, terapia funcional e futebol/futsal recreativo.
“Os núcleos funcionam de forma independente e cada um tem sua rotina, uns funcionam pela manhã, outros manhã e tarde ou tarde e noite. Tudo conforme a demanda da região. As atividades são propostas pelas próprias comunidades de acordo com a realidade local. Onde tem mais idoso, temos ginástica, terapia funcional. Onde tem mais crianças temos balé, capoeira”, explicou o coordenador-geral do projeto Núcleos Cariocas, Jorge Dalta.

Os Núcleos Cariocas atuam em regiões com altos índices de risco e vulnerabilidade social, integrados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: Jornal O Dia

Sobre a laura Carneiro

Atual secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro é advogada formada pela Uerj, aos 22 anos. Coautora do Estatuto do Idoso, autora de milhares de proposições e de leis de defesa da mulher, da criança e do adolescente. Foi vereadora pela primeira vez aos 25 anos e mais três vezes, e deputada federal quatro vezes.

Últimas Noticias

Siga-nos

Laura Carneiro no YouTube

Assine a nossa newsletter