Parceria da Assistência Social com Norte Shopping abre 30 vagas para proteger do frio pessoas em situação de rua

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Na primeira noite de acolhimento de pessoas em situação de rua no Norte Shopping, no Cachambi, Zona Norte da cidade, oito homens, dois deles idosos, aceitaram o abrigo, levados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Janete Clair, no Méier. A parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social foi iniciada na noite desta terça-feira (3), como alternativa para se proteger da onda de frio, e vai durar 15 dias, podendo ser prorrogada. Um dos que aceitaram a oferta, Rogério Alexandre Moreira Valitch, 54 anos, nas ruas desde junho deste ano porque ficou desempregado, vai ser contratado como prestador de serviços de controlador de trânsito para o shopping.

“A gestão pública e a iniciativa privada precisam caminhar juntas, principalmente em benefício da população mais vulnerável. Os cariocas costumam ser muito solidários e a gente está tendo a prova disso”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro. A partir desta quarta-feira (4), o shopping também se junta à Campanha do Agasalho, com a colocação de duas caixas de coleta de peças de frio.

Os acolhidos dormiram em colchonetes na área onde funcionava o telemarketing, que está vazia por causa da pandemia de covid-19. Ao chegar, tomaram banho, jantaram e receberam cobertores e kits de higiene. Hoje de manhã tomaram café e deixaram o local. Dos acolhidos na noite de ontem, um foi encaminhado para comunidade terapêutica e outro para hospital, com suspeita de fratura no ombro.

A partir das 17h de hoje os Creas Nelson Carneiro e Márcia Lopes se juntam ao Janete Clair na abordagem social para levar mais pessoas para o abrigo oferecido pelo shopping, com 30 vagas no total. A Secretaria Municipal de Assistência Social criou, desde a semana passada, mais 120 vagas em sua rede de abrigos para proteger do frio a população vulnerável e, em ações específicas com essa finalidade, equipes percorreram todas as regiões da cidade e fizeram 1.526 abordagens e 227 acolhimentos, entre quarta-feira e domingo.

“Que sirva de exemplo! A parceria público-privada tem que acontecer”, concordou Thiago Pampurre, coordenador de Segurança do shopping. A ideia da parceria surgiu na quinta-feira passada, quando, ao sair do escritório e se deparar com o frio intenso na rua, Thiago decidiu que faria alguma coisa para ajudar as pessoas desabrigadas. “Aquilo me sensibilizou”, contou. A partir disso, foi feito o contato com a Subprefeitura da Zona Norte, e em seguida com a Secretaria Municipal de Assistência Social. (Foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio)

Fonte: Diário do Acionista

Sobre a laura Carneiro

Atual secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro é advogada formada pela Uerj, aos 22 anos. Coautora do Estatuto do Idoso, autora de milhares de proposições e de leis de defesa da mulher, da criança e do adolescente. Foi vereadora pela primeira vez aos 25 anos e mais três vezes, e deputada federal quatro vezes.

Últimas Noticias

Siga-nos

Laura Carneiro no YouTube

Assine a nossa newsletter