Na primeira noite de acolhimento de pessoas em situação de rua no Norte Shopping, no Cachambi, Zona Norte da cidade, oito homens, dois deles idosos, aceitaram o abrigo, levados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Janete Clair, no Méier. A parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social foi iniciada na noite desta terça-feira (3), como alternativa para se proteger da onda de frio, e vai durar 15 dias, podendo ser prorrogada. Um dos que aceitaram a oferta, Rogério Alexandre Moreira Valitch, 54 anos, nas ruas desde junho deste ano porque ficou desempregado, vai ser contratado como prestador de serviços de controlador de trânsito para o shopping.
“A gestão pública e a iniciativa privada precisam caminhar juntas, principalmente em benefício da população mais vulnerável. Os cariocas costumam ser muito solidários e a gente está tendo a prova disso”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro. A partir desta quarta-feira (4), o shopping também se junta à Campanha do Agasalho, com a colocação de duas caixas de coleta de peças de frio.
Os acolhidos dormiram em colchonetes na área onde funcionava o telemarketing, que está vazia por causa da pandemia de covid-19. Ao chegar, tomaram banho, jantaram e receberam cobertores e kits de higiene. Hoje de manhã tomaram café e deixaram o local. Dos acolhidos na noite de ontem, um foi encaminhado para comunidade terapêutica e outro para hospital, com suspeita de fratura no ombro.
A partir das 17h de hoje os Creas Nelson Carneiro e Márcia Lopes se juntam ao Janete Clair na abordagem social para levar mais pessoas para o abrigo oferecido pelo shopping, com 30 vagas no total. A Secretaria Municipal de Assistência Social criou, desde a semana passada, mais 120 vagas em sua rede de abrigos para proteger do frio a população vulnerável e, em ações específicas com essa finalidade, equipes percorreram todas as regiões da cidade e fizeram 1.526 abordagens e 227 acolhimentos, entre quarta-feira e domingo.
“Que sirva de exemplo! A parceria público-privada tem que acontecer”, concordou Thiago Pampurre, coordenador de Segurança do shopping. A ideia da parceria surgiu na quinta-feira passada, quando, ao sair do escritório e se deparar com o frio intenso na rua, Thiago decidiu que faria alguma coisa para ajudar as pessoas desabrigadas. “Aquilo me sensibilizou”, contou. A partir disso, foi feito o contato com a Subprefeitura da Zona Norte, e em seguida com a Secretaria Municipal de Assistência Social. (Foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio)
Fonte: Diário do Acionista