A TV Câmara está promovendo ao longo deste ano uma série de programas, debates e entrevistas especiais sobre a Constituinte de 1823. Nesta nova rodada, vamos abrir a palavra para deputados federais que integram a comissão especial criada pela Presidência da Casa para marcar a data e que podem contribuir para nos ajudar a compreender melhor a importância daquele período da nossa história.
Isso porque, para muitos estudiosos, a Constituinte de 1823 marca o início do Parlamento efetivamente brasileiro. Pela primeira vez, deputados – eleitos – trabalharam para redigir uma Carta Magna com novo ordenamento jurídico para o Brasil, recém independente de Portugal.
Nesta edição, o Palavra Aberta conversa com a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). Advogada, formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Exerceu quatro mandatos de vereadora pelo município carioca e está, agora, em seu quinto mandato na Câmara. A principal ligação dela com esse processo de discussão – e de decisões que envolvem a elaboração de cartas magnas – deu-se entre 1987 e 1988. Foi quando, como assessora Legislativa, trabalhou com o deputado Ulysses Guimarães, então presidente da Assembleia Nacional Constituinte.
Apresentação: William França
Produção: Rosana Ferreira
Direção: Guga Caldas