Moradores em situação de rua participam de projeto no Planetário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Pessoas acolhidas em abrigos da Prefeitura agora têm a oportunidade de chegar mais perto do céu, graças ao projeto Alcançando as Estrelas. Semanalmente, grupos serão levados ao Planetário do Rio, na Gávea, para conhecer o sistema solar e a imensidão do universo, além de ter informações científicas. A estreia da programação foi na sexta-feira passada (27/08), com a participação de 70 moradores em situação de rua.

O projeto é uma parceria da Fundação Planetário e da Secretaria Municipal de Assistência Social para democratizar o acesso dessa população à ciência. A partir do fim de setembro, aqueles que se interessarem poderão ainda fazer o curso de planetarista e iniciar um outro roteiro de vida. Entre os primeiros participantes, tem pessoas interessadas até em retomar os estudos.

– A intenção é democratizar esse espaço e dar aos nossos abrigados a possibilidade de acesso à cultura e direito à cidade como um todo – explicou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro.

Além de conhecer o Planetário, o primeiro grupo do projeto foi ao Museu do Universo, sempre na companhia de astrônomos. Apesar de a observação coletiva pelo telescópio estar suspensa por questões sanitárias, devido à pandemia, dois visitantes puderam dar uma espiadinha nas estrelas, seguindo protocolos de segurança. A iniciativa, segundo a instituição, ajuda a levar para a população, indiscriminadamente, todas as informações da ciência.

– Nos orgulhamos muito de fazer parte da construção desse projeto que abre as portas da casa da ciência para todas as pessoas da cidade, inclusive as que estão em vulnerabilidade – declarou o presidente da Fundação Planetário, Gledson Vinícius.

Fonte: O Fluminense

Sobre a laura Carneiro

Atual secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro é advogada formada pela Uerj, aos 22 anos. Coautora do Estatuto do Idoso, autora de milhares de proposições e de leis de defesa da mulher, da criança e do adolescente. Foi vereadora pela primeira vez aos 25 anos e mais três vezes, e deputada federal quatro vezes.

Últimas Noticias

Siga-nos

Laura Carneiro no YouTube

Assine a nossa newsletter