As 48 mil famílias que vivem em situação de extrema pobreza na cidade do Rio de Janeiro poderão ser beneficiadas com um projeto itinerante, que vai atualizar o cadastro único, necessário para garantir acesso a programas assistenciais. O CarioCad, lançado nesta sexta-feira (19) pela prefeitura, pretende percorrer as áreas mais vulneráveis do município para incluir e atualizar os dados dessa parcela da população.
O micro-ônibus sairá duas vezes por semana para coletar dados e abastecer o Cadastro Único, que possibilita o acesso a programas como o Bolsa Família, Casa Verde e Amarela, Carteira do Idoso, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Tarifa Social de Energia Elétrica. A secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, explicou que a unidade itinerante pretende facilitar o atendimento às famílias cujo perfil socioeconômico se enquadre nos programas assistenciais.
O cadastro identifica famílias com a renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Para se inscrever no Cadastro Único, o responsável familiar deve apresentar CPF ou título de eleitor; carteira de identidade, de trabalho ou certidão de nascimento, além de um comprovante de residência. Para outros membros da família, é exigido documento de emissão nacional e, no caso de crianças e adolescentes, a apresentação também de declaração da escola.
Fonte: Radio Agência Nacional