A Prefeitura pagou, nesta quarta-feira (20/01), o primeiro mês do aluguel social em auxílio as famílias que perderam suas casas após o incêndio que destruiu a ocupação “Unidos Venceremos“, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, na última quinta-feira (14/01).
O vice-prefeito e secretário de Habitação, Nilton Caldeira, e a secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, entregaram os primeiros quatro cheques, no valor de R$ 400,00, cada, a Thamires dos Santos Dias, Pamela Regina de Sousa, Gisele de Oliveira Sebastião e Paulo Ferreira da Silva. Os demais cheques foram entregues pelas equipes das secretarias de Habitação e de Assistência Social.
“Hoje é um dia especial, de São Sebastião do Rio de Janeiro. Então corremos para entregar os cheques o mais rápido possível. Foi necessária a emissão de um decreto específico para o pagamento do benefício nesse caso, que é de incêndio, não previsto no decreto anterior“, afirmou Laura Carneiro.
Para dar continuidade ao pagamento, as famílias deverão procurar a Subprefeitura da Zona Oeste para a entrega da documentação exigida pela Secretaria de Habitação. O prazo para o agendamento é 30 dias e será feito no polo Santa Cruz da subprefeitura, Rua Fernanda, 155.
Em função do incêndio, os desalojados foram abrigados pela no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na mesma região. Segundo informou a Secretaria de Assistência Social, o cadastramento das pessoas foi realizado na sexta-feira (15/01) e na segunda-feira (18/01) enviou a documentação para a Secretaria de Habitação providenciar os pagamentos.
O Detran também está trabalhando em parceria com a Assistência Social para a emissão dos documentos que foram perdidos no incêndio. A diretoria da 10ª Coordenadoria de Assistência Social continua acompanhando os desalojados.
As doações necessárias no momento são: alimentos, mamadeiras, água, leite, fraldas, absorventes e demais itens de higiene. Roupas já chegaram em grande quantidade. As doações podem ser encaminhadas ao CRAS Jorge Gonçalves, Rua Primeira, 61, em Santa Cruz, e à unidade de reinserção Rio Acolhedor, Rua Hermínio Aurélio Sampaio, 105, ao lado do Senat, em Paciência.
Fonte: Diário do Rio