Covid-19: Prefeitura do Rio começa vacinação dos sem-teto pelos abrigos

A vacinação de pessoas sem-teto no Rio começou nesta terça-feira, pelos abrigos da prefeitura. Hoje foi a vez dos abrigados na Unidade de Reinserção Social Haroldo Costa, na Taquara. Apenas 21 abrigados foram imunizados, já que outros tinham sido vacinados contra a gripe há poucos dias, além dos 60, de um total de 200 usuários, que já tinham sido vacinados no começo do ano, quando a prefeitura fez uma ação de vacinação apenas para idosos nos abrigos da rede.

Entre os imunizados nesta tarça-feira estava Alex Lopes de Meirelles,de 32 anos, abrigado há cerca de um mês, depois de ter perdido o emprego em fevereiro e ido parar nas ruas. Wendel Viveiros Figueiredo, de 18, outro abrigado na unidade municipal, demontrou alívio ao receber a vacina:

— É gratificante ser uma das primeiras pessoas em situação de rua a ser vacinado— disse o rapaz que foi parar nas calçadas aos 13 anos.

A prefeitura informou que a vacinação iniciada nas instituições de acolhimento, nos próximos dias, também vai estar nas ruas, e será feita por sete equipes dos consultórios de rua da Secretaria Saúde. Nesta quarta-feira, uma equipe vai atender esse público no Centro Pop da República do Líbano, a partir das 14h.

A meta é vacinar cerca de 6 mil pessoas de um total de 7.272 apontadas por um levantamento divulgado pelo município no fim do ano passado sobre a populaçao de rua. Do total, pelo menos 10% foram parar nas calçadas depois do começo da pandemia.

O censo apurou também que 81% eram homens, e grande parte de faixa etária entre 31 e 45 anos. O Centro é o local com a maior concentração dessa população, com 1.442 pesoas identificadas. Negros também são maioria: 79,6%. Ainda segundo o levantamento, 752 pessoas informaram ter ido para as ruas após o início da pandemia, e destes, 34% disseram que a razão principal foi a perda do emprego, enquanto 19% destacaram a perda de moradia durante o período.

O prefeito Eduardo Paes, que participou da inauguração da unidade da Taquara, lembrou que o país está atingindo a marca de 450 mil vítimas. Lamentou as mortes anunciou que o município estava atingindo a marca de 2 milhões de imunizados:

— Temos um cronograma definido, com prioridades estabelecidas e bem claras, olhando a partir da semana que vem para a questão da idade, que é muito importante para a gente e temos aí uma luz no fim do túnel. Se Deus quiser, a gente chega em outubro desse ano com a população toda adulta, acima de 18 anos de idade, já tendo recebido a primeira dose da vacina. Talvez, se ela tivesse chegado mais cedo outras vidas teriam sido salvas

A Unidade de Reinserção Social Haroldo Costa, por onde foi iniciada a vacinação da população de rua, foi destinada de forma emergencial para abrigo de idosos durante a pandemia. O espaço foi inaugurado e incorporado oficialmente à rede de assistência social do município, nesta terça-feira. Sua capacidade é para até 200 homens adultos e idosos. Além do prefeito, participaram da solenidade a secretária de Assistência Social, Laura Carneiro, e o homenageado, que deu nome ao abrigo.

Fonte: Jornal Extra

Sobre a laura Carneiro

Laura Carneiro é advogada formada pela UERJ, aos 22 anos. Coautora do Estatuto do Idoso, autora de milhares de proposições e de leis de defesa da mulher, da criança e do adolescente. Foi vereadora pela primeira vez aos 25 anos e está em seu quarto mandato. Também já foi deputada federal quatro vezes. Neste quinto mandato, já foram sancionadas quatro leis de sua autoria. Entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de março de 2022, foi secretária municipal de Assistência Social pela segunda vez, quando criou a primeira política pública de combate à fome na cidade do Rio, o programa Prato Feito Carioca.

Últimas Noticias

Siga-nos

Laura Carneiro no YouTube

Assine a nossa newsletter