Assembleia do Rio vai doar R$ 20 milhões para ações de assistência social

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
O primeiro projeto na pauta de hoje da Assembleia Legislativa do Rio é uma doação de R$ 20 milhões do dinheiro economizado pela Casa para o Fundo Municipal de Assistência Social da capital. A proposta é assinada pelo presidente André Ceciliano (PT), e já obteve o aval do colégio de líderes. Ou seja: a aprovação é mais do que certa.
Com a transferência dos recursos, a Secretaria municipal de Assistência Social pretende acelerar o projeto Abraço Carioca, e botar o bloco na rua ainda este ano. São iniciativas em diferentes áreas para atender quem mais sofre os efeitos da pandemia, a população em vulnerabilidade social. Para se ter uma ideia, de 1º de janeiro até 30 de setembro de 2021, foram 83.176 atendimentos à população de rua. Em agosto, foram abordadas 5.811 pessoas — sendo que 4.225 são dependentes químicos e 129 têm transtornos mentais.
A ideia é aproveitar a doação para já licitar a criação de Espaços de Assistência e Inclusão, com refeitório público, lavanderia, banheiros e atendimento social especializado; abrir 200 vagas em albergues para atender os dependentes químicos; e contratar 160 profissionais para atuar na redução de danos.
A parceria articulada pela secretária municipal Laura Carneiro envolve o presidente do Tribunal de Justiça, Henrique Figueira, e o Ministério Público. Com o apoio dos dois últimos, serão criados Escritórios Sociais, para atendimento especializado de egressos do sistema penitenciário. “Temos famílias inteiras embaixo de marquises. Precisamos dar dignidade a essas pessoas”, diz Ceciliano.
Fonte: Jornal O DIA

Sobre a laura Carneiro

Atual secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro é advogada formada pela Uerj, aos 22 anos. Coautora do Estatuto do Idoso, autora de milhares de proposições e de leis de defesa da mulher, da criança e do adolescente. Foi vereadora pela primeira vez aos 25 anos e mais três vezes, e deputada federal quatro vezes.

Últimas Noticias

Siga-nos

Laura Carneiro no YouTube

Assine a nossa newsletter