Laura Carneiro faz primeiro discurso em sua volta ao Congresso Nacional


 

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, aproveito a oportunidade deste Pequeno Expediente para anunciar meu retorno a esta Casa.

·         Assumi o novo mandato no último dia 27 de outubro e, desde já, renovo o compromisso de me empenhar em atender às necessidades da população, mediante apresentação de projetos, aprovação de leis, visita a comunidades e bairros ou cobrança de soluções adequadas para problemas que envolvam temas como: saúde, educação, trabalho, prestação de serviços, terceira idade, aposentados, correção de injustiças e tantos outros.

·         Trata-se, enfim, de dar continuidade à minha trajetória de mais de trinta anos de vida pública, iniciada em 1982, quando atuei como assessora legislativa do inesquecível Ulysses Guimarães, no Senado Federal, durante a Assembleia Constituinte. Desse Parlamentar que honrou a política nacional recebi muitas lições. E essas vieram se somar às que já me haviam sido transmitidas ainda bem antes disso, pelo exemplo dado por meu saudoso pai, o Senador Nelson Carneiro, e seu legado de dedicação às causas da família e da mulher brasileira.

·         Tal aprendizado foi um privilégio e implica uma enorme responsabilidade, à qual tenho procurado corresponder desde que fui eleita pela primeira vez para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 1988. A partir de então, tive a honra de ser votada para mais dois mandatos de Vereadora e outros quatro de Deputada Federal, incluindo este, o que considero um sinal de reconhecimento do esforço por mim realizado ao longo de todo esse tempo.

·         Tenho lutado e me empenhado em diversas frentes; e tenho conseguido resultados animadores. Como Vereadora, fui autora de uma série de propostas de interesse da população carioca transformadas em Lei, das quais menciono: o Estatuto dos Portadores de Obesidade; o Sistema de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica; e o Sistema de Promoção da Intergeracionalidade e Valorização do Idoso Semindependente na Rede Municipal de Assistência Social. No âmbito federal, obtive a regulamentação da profissão de professor de Educação Física e fui coautora do Estatuto do Idoso e da Lei Maria da Penha, entre outras conquistas.

·         Embora minha maior vivência tenha sido em funções legislativas, também participei do executivo, à frente das secretarias municipais do Desenvolvimento Social e de Projetos Especiais da Prefeitura do Rio de Janeiro.

·         Portanto, baseada em minha experiência de mais de trinta anos de dedicação a vida pública, acredito poder contribuir com os trabalhos da atual Legislatura. Nesse sentido, integrei-me à Comissão Permanente de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e à de Seguridade Social, da qual, aliás, já ocupei a Presidência, em mandato anterior. Também me incorporei, na condição de suplente, à Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a prática de crimes cibernéticos e seus efeitos deletérios sobre a economia e a sociedade de nosso País.

·         Assim, estou disposta a empregar meus melhores esforços para enfrentar os desafios que se impõem à presente Legislatura. Nos debates e votações em Plenário e nas Comissões, bem como nas demais atividades características do mandato parlamentar, continuarei a honrar minha trajetória voltada a tornar realidade a esperança de todos os brasileiros em um futuro melhor.

·         Visando esse objetivo, reafirmo meus compromissos alicerçados na busca de uma sociedade mais justa e no repúdio a todo o tipo de preconceito.

·          Muito obrigada.

Compartilhe

TwitterFacebookGoogle+Pin It