Mapa da Exclusão Social será analisado por Ministério

Mapa da Exclusao Social será analisado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrario

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário aceitou e analisará o requerimento Laura Carneiro que pede a instituição do Mapa da Exclusão Social. Segundo o Ministério, devido à pertinência da matéria, que condensa as informações sociais do País e orienta a gestão pública, a Mesa Diretora do órgão encaminhará o ofício às suas unidades técnicas para avaliação de compatibilidade com as ações planejadas.

Mapa da Exclusão Social

O Mapa da Exclusão Social , que é de autoria de Eduardo Campos (morte em 2014), é fundamental para um país com muitos excluídos como o nosso, onde muitas pessoas não têm acesso a serviços básicos como saúde, educação e saneamento, por exemplo. Esse projeto é o ponto de partida para solucionar tais questões por região, pois o Brasil é um imenso país com problemas diversificados, mas também há questões específicas para cada localidade.

Reconhecendo essa importância, a Deputada reapresentou do Projeto que será um diagnóstico da exclusão social do País, dividido por estados e regiões. A captação de dados para análise do Mapa terá como base os indicadores sociais referentes a expectativa de vida, renda, desemprego, educação, saúde, saneamento básico, habitação, população em situação de risco nas ruas, reforma agrária e segurança, relativos ao ano de referência de prestação de contas governamental e ao ano imediatamente anterior para fins de comparação.

A elaboração dos dados, em sua maioria, será feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A proposição sugere ainda que sejam sistematizados anualmente e apresentados em linguagem de fácil compreensão para os gestores de cada localidade.

“Desta forma, o Mapa da Exclusão Social será uma ferramenta importante para que os gestores tenham total conhecimento sobre a realidade social de sua região para que possam, a partir dessas informações, direcionar a implementação de políticas públicas e fortalecê-las cada vez mais.” Lembrou, Laura!

Compartilhe

TwitterFacebookGoogle+Pin It

1 Comentário para "Mapa da Exclusão Social será analisado por Ministério"

  1. Deputada eu estou desde 2013 tentando conseguir o meu IPTU , entreguei todos os documentos exigido na prefeitura e os funcionários disseram que vão arquivar o meu processo porque eu não tenho como pagar um serviço que é de graça , a senhora pode me ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *